terça-feira, 28 de abril de 2009

Você, eu não sei. Mas, eu sai do Bruxo do Cosme Velho.

Passeando pelo blog do Marcos, vi o teste "Que livro é você", e este por sua vez, viu o mesmo no blog da Paloma. Como eu não podia ficar de fora dessa, também fui lá, cliquei e descobri qual best-seller da literatura nacional eu seria.
Não acredito muito nesses testes de personalidade, sejam eles de revistas, sites e coisas afins, mas não posso negar que a descrição do livro, coincidentemente (ou não), se encaixa na pessoa que sou.

TCHAM-TCHAM-TCHAM.....

Eis aqui o resultado:


"Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis


Ok, você não é exatamente uma pessoa fácil e otimista, mas muita gente te adora. É possível, aliás, que você marque a história de sua família, de seu bairro... Quem sabe até de sua cidade? Afinal, você consegue ser inteligente e perspicaz, mas nem por isso virar as costas para a popularidade - um talento raro. Claro que esse cinismo ácido que você teima em destilar afasta alguns, e os mais jovens nem sempre conseguem entendê-lo. Mas nada que seu carisma natural e dinamismo não compensem.

"Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881) é considerado o divisor de águas entre os movimentos Romântico e Realista. Uma das expressões da genialidade de Machado de Assis (e de sua refinada ironia), há décadas tem sido leitura obrigatória na maior parte das escolas e costuma agradar aos alunos adolescentes. Já inspirou filme e peças de teatro. É, portanto, um caso de clássico capaz de conquistar leitores variados. Proezas de Machado.




Uma vergonha, mas devo admitir que não li este clássico, assim como o fiz com toda a obra de Machado de Assis. Providenciarei a leitura de algum, quem sabe este citado.
Não é mentira quando os professores dizem que devemos ler os grandes autores do nosso país. Fico totalmente por fora quando o assunto é o famoso Bruxo do Cosme Velho, nosso Machado de Assis.
Sou mesmo uma negação.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Deusa da Fertilidade

Foto descontraída. Sem relação com o texto.Rá rá.


Papos inúteis pós-páscoa.
Um dia qualquer, minha casa, uma amiga viajante.
- Cara, acabei de descobrir uma coisa!- ela disse.
- O quê?! Lá vem merda... - não podia prestar.
- Você é a Deusa da Fertilidade dos tempos modernos!
- Han? quê? Como assim? Pirou?
- Sim, véi! Você! Minha amiga, que legal!!! - ela surtou.
- Minha filha, explica essa sua viagem aí, que eu tô boiando!
- Tipo...Pensa comigo. Você se chama Natália Coelho.
- Sim, eu sei. - rá, grande novidade.
- Natália como você mesma já me disse, significa nascimento, natalidade, certo?
- Anham, prossiga.
- E Coelho é o símbolo da fertilidade! Inclusive eu li, em algum lugar, não me pergunte qual, que a Coelha, após doze horas do parto dos seus quatro a oito filhotes, já está pronta pra mais uma. O que que é isso! Não tem tempo ruim ali não, fia! Eu poderia ser um Coelho, que pena não sou.
- Hahahahahahahahahahah, que viageeeem! - eu só podia rir, não esperava uma imaginação tão fértil, devia ser a aproximação comigo.
- Mas é. Olha só. Você une a natalidade com a fertilidade. BOOOM. Taí, minha nova amiga Deusa. Você! hahahahaah.
- É mesmo, sempre pensei que eu tinha algum destino, alguma missão na Terra. E você me ajudou a descobrir. Irei povoar este planeta em tempos díficeis, após um meteoro cair aqui, e sobrar só Belo Horizonte e poucas pessoas no mundo. Cara, eles podiam explodir o Armazzem*, a Cocobongo*, a Seven*, que cê acha? hahaha.
- Nossa, seria serviço de utilidade pública.
- Acho que aí, já é sonhar demais. Coisa ruim nunca acaba.
- É mesmo, vamos deixar isso pra outra história. Voltando ao assunto, Deusa. Só tem um pequeno problema. - ela disse.
- Qual?
- Você mesma.
- WHAT? Eu não era a solução há 30 segundos atrás?!
- Sim, mas você é muito seletiva, vai querer reprodutores lindos, românticos, inteligentes e bombados. E isso, eu já te disse, NÃO EXISTE! Não tudo isso em um só homem.
- É mesmo. Esqueci de me desiludir disso. Ah, mas em tempos díficeis, você sabe como funciona. Tempos díficeis, né?
- É, sei bem. Mas aqui, promete que eu vou ser madrinha de alguns dos seus numerosos filhotes?
- Os dez primeiros servem? Top 10?
- Hahahahaha tá de bom tamanho pra mim.
- A gente é bem idiota, hein?
- Se somos, mas aqui...Ah, deixa pra lá. Pensei bobagem. - ela fingiu de envergonhada, pra depois soltar a sacanagem. Normal dela.
- Ah, agora fala né. Antes não tivesse começado a falar, anda solta a bomba!
- Não, é que eu pensei no nome do seu procriador e co-salvador da humanidade nos tais tempos díficeis. Hahahaha. - seguem-se aí, cinco minutos de risadas.
- .... Tô esperando ainda.
- Hahahahaha Natália Coelho e Jacinto Pinto Filho.
- Hahahahahaha imbecil!!!



* São casas de show de pagode e funk para o povão daqui de Bh.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

De noite elétrica, de dia...


Onze horas da noite. Eu e minha cama. Dorme Natália, dorme. Amanhã cinco e meia cê tem que levantar essa força, amiga! Vamos lá.Um carneirinho, dois carneirinhos, três, quatro...fecha o zói e ZzzZZzZZZ.Affe! Rola prum lado, rola pro outro, vira de bruço, barriga pra cima e...Nada. Alô? Sono? Que horas cê chega hein, tô precisando docê aqui e AGORA. Não vem chegar bem naquela aula chata de Química 2 não! Faça-me o favor! É, parece que não vai dá pra durmir, não. Cabeça começa a pensar, pensar, pensar. América espanhola, placas tectônicas, lei de snell, queda livre, função alcano, ligações de hidrogênio, pares de cromossomos homólogos, anáfase, metáfase, crossing-over. Ah, nunca aprendi esse diabo de mitose e meiose. É mais difícil que trigonometria. Falando nisso, não devo nunca esquecer do VIOLENTO ângulo externo! Isso cai no vestibular? Não, DESPENCA!!! Gênero épico, lírico, determinante, determinado e o escambal. Big bang, orogênese, litosfera. Amanhã tem aula a tarde de história. Ai Jesuis, vamo na fé, que vai. Vírus da dengue, aids,raiva. Vitaminas, falta de vitamina C, causa escorbuto, vitamina K ajuda na coagulação do sangue, a B12 é o que mesmo? Eu não podia esquecer essa, ai droga! Ah, amanhã eu vejo o que é isso. Aliás, que roupa eu visto amanhã? A blusa verde? Não, não, cê vai ficar fora o dia inteiro, ela é quente, não dá. E aquele carinha que entrou no ônibus hoje, será que aparece amanhã de novo? Belo rapaz. Alegra o dia ver coisas bonitas plea manhã. Caralho! Eu preciso estudar geografia esse fim de semana! Lembrar de anotar os exercícios e a matéria a ser estudada no quadro de estudos. Não posso esquecer! Aula de Física 2 amanhã, ainda bem que já estudei a refração e a reflexão total. Mas, que diacho sô, já é uma e meia da manhã! Alô? Sono? Cara, já viajei na maionese aqui, cadê você? Ah, não vai vim não? Tá bom, já deu pra notar que você ia me abandonar hoje. Amanhã de manhã a gente se vê então, né?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Selando mais um!

Essa semana, recebi do Marcos, lá do Ponto de Continuação, o selo Coração de Tinta.

As regrinhas são:
- Pegar o livro mais próximo;
- Abrir na página 161;
- Colocar a quinta frase completa;
- Repassar para cinco blogs.

O livro mais próximo,na verdade, era "A Crônica da casa assassinada" do Lúcio Cardoso, mas como eu ainda não cheguei a página 161 não quis olhar a frase deste, pra não estragar alguma possível surpresa futura.
Sendo assim, peguei o segundo livro mais próximo, o qual também estou lendo e abri na página pedida, o "Crianças de Grozni" da autora Åsne Seierstad.

"A lenha acomodada ao longo da parede propicia aconchego, aguardando sua vez de ser jogada dentro das chamas."


Comentários:
- Não gostei da frase que tive de postar, tinha um livro repleto de frases impactantes sobre a Guerra na Tchetchênia e só me restou essa ínfima descrição de uma fogueira. Paia.
- Mais uma vez, quebrarei regras e não irei indicar ninguém. Todos os que eu gostaria de repassar o selo já foram contemplados com o mesmo.

No mais, é isso.
Obrigada pelo "selo cultural", Marcos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SELO!


Selos são sempre bons de se receber. Mostram que pelo menos alguma alma viva neste mundo lê, e o melhor, GOSTA do que você escreve! E selo com uma regra básica e fácil de seguir, é melhor ainda.

O Dário Souza do blog Casa Blanca resolveu me prestigiar com um selo que eu adorei simplesmente pelo fato de eu ter de repassá-lo apenas aos blogs que eu leio com prazer e pra quem comenta de verdade, participando, criticando e sugerindo no meu blog.

A idéia inicial era indicar 10 blogs, porém o número de sites que eu visito assiduamente por puro prazer de ler o mesmo e que deixam comentários pertinentes aqui, não chegam a tanto.

Coincidentemente (ou não), os blogs indicados serão aqueles que correspondem aos dois requisitos simultâneamente.

And the selo goes to
:
1. Para o amigo mais Frango que eu tenho, mas que possui uma inteligência impressionantemente criativa!

2. À ele que sempre marca presença com seus comentários, dando não um Ponto final, mas sim de Continuação aos meus textos.

3. Pra um mineirin que vive Falando pras Paredes, o qual adoro suas histórias de msn.

4. Para a P. do blog Pausa para um cafezinho, com seus textos superinteressantes e comentários que devem servir de exemplo aos blogueiros.

5. E por último à uma menina que de tolinha, só tem o nome do blog,o qual adoro ler suas "tolices".

Aí está meu Top Five.

E muito obrigada Dário!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O capetalismo e nós


Annie Leonard é especialista em sustentabilidade e em impactos ambientais. Passou dez anos viajando pelo mundo á procura de respostas para a seguinte pergunta: "De onde vem as coisas que compramos e para onde elas vão quando as jogamos fora?"
E através de sua pesquisa, ela descobriu que a resposta vai muito além de extração de matéria-prima, produção, consumo e lixão. Com o propósito de mudar o pensamento das pessoas e mostrar à elas, o que segundo Annie, a mídia não mostra, ela criou o vídeo chamado A história das coisas, no qual é explicitado o capitalismo consumista e seus impactos tanto ambientais quanto sociais no nosso planeta.
O vídeo que certamente atinge o objetivo de fazer as pessoas pensarem, me chamou mais atenção quando Annie diz que pesquisas revelam que nos EUA (país mais consumista do mundo) a felicidade das pessoas teve um pico na década de 50. "Coincidentemente", também foi a época de maior consumo no país. E após os anos 50, a felicidade dos norte-americanos vem declinando cada vez mais. Ao explicar a razão para tal declínio ela diz: "Temos mais coisas, porém menos tempo para aquilo que nos faz realmente felizes."
Podemos perfeitamente pegar os resultados dessas pesquisas e a razão exposta por Annie, e encaixá-las no Brasil ou em qualquer país do mundo. A globalização também internacionalizou os problemas sociais.
Atualmente, induzidos pela mídia que nos incita ao consumo constantemente, mostrando suas inovações diárias e criando uma falsa necessidade de vários produtos, somos levados a querer comprar, comprar e comprar. É a geração do ter e não do ser. Foi criado o pensamento de que precisamos mostrar ao outro que temos o poder de compra, não basta apenas ter as coisas, é preciso exibi-las. E para isso, precisamos de dinheiro, o que nos leva a trabalhar mais, a estudarmos e nos qualificarmos em busca de melhor remuneração, para que no final de tudo, possamos comprar.
Trabalho e estudo, requer tempo e energia, e os dois últimos são todos direcionados para os dois primeiros. Aonde fica o tempo e a energia para o lazer, os amigos e a família? Estes não ficam. É preciso criar um tempo pra isso, o que sempre é adiado. "Outro dia a gente marca de se ver."
Quando não falta tempo, falta energia, e quando não falta energia(algo raro), não sobra tempo.
Isso é muito bem exemplificado no vídeo de Annie, segundo o qual, o trabalhador chega em casa cansado e a sua única opção de lazer no final do dia é a televisão. Ali, ele é novamente induzido pelas propagandas que ficam buzinando em sua cabeça que os produtos que ele já tem, são obsoletos e isso o faz sair para consumir mais, o que o leva a trabalhar para pagar as contas, criando assim um ciclo viciante.
Sem diversão e descanso, a diminuição da felicidade do indivíduo é iminente, assim como o aumento da insatisfação pessoal, que ás vezes é atenuada pela falsa sensação de felicidade que o consumo nos traz.
E nós, meros consumidores e perpetuadores desse sistema que está em crise, estamos no meio disso tudo, ora nos encaixando perfeitamente nesse ciclo maçante (imposto pelo) do capitalismo, ora tentando ficar alheio à tudo isso, nem que seja por alguns minutos.



Quem quiser assistir o vídeo "A história das coisas", que tem um lado muito mais ambiental e não menos interessante, é só clicar no site do mesmo ou no link do youtube que seguem abaixo (eu recomendo o do próprio site) :
Story of Stuff
Youtube