quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Uma vontade básica.


Uma das coisas inerentes ao ser humano é a capacidade de sonhar. Não estou falando daquilo que acontece quando você desmaia na sua cama, não, é algo além. É aquele sonhar que vem junto com a esperança, e acima de tudo que chega através da vontade. Sim, vontade. Quem é que não tem? Vontade disso,vontade daquilo...

E se não é possível realizá-lo no agora, há sempre aquela velha esperancinha de que um dia quem sabe/talvez/possivelmente/no futuro se realizará. Quando iniciei um ínfimo estudo de filosofia que não é digno de crédito, li algo sobre a Caixa de Pandora enviada à Terra pelos deuses. Dentro dela havia todos os males do mundo, os quais foram "libertos" quando Pandora abriu a caixa. Porém, apenas a Esperança ficou lá dentro. E aí podemos nos perguntar: se a esperança é algo tão bom, por que estaria junto das coisas ruins? Talvez ela não seja algo tão bom assim. Enfim, o que eu quis dizer é que talvez a esperança nos sirva apenas para afastarmos da nossa realidade. E vamos voltar a falar da vontade, que era sobre isso que começei este post.

Há diversas vontades, a sua, a dos outros, a por puro capricho,a por necessidade física, tem até a tal da "força de vontade", que eu nem sei como se define isso. Vontade não é basicamente um desejo? E por que força disso? Tá,eu sei, é maneira de falar, mas que soa estranho isso soa. Tem também a boa e a má vontade, o estar à vontade, enfim...não estou com vontade de falar todas. Até frases clichês (idiotas) foram criadas para essa tal vontade, como "Os preguiçosos sempre têm vontade de fazer alguma coisa." (adorei essa, não que eu seja preguiçosa, que isso...)

O fato é que nesse meu tempo de ócio, no qual não estou fazendo absolutamente nada, eu reparei que sou uma pessoa com muitas vontades. E eu sei que por mais esperança que eu tenha, não vou realizar nem metade delas. Por exemplo, no momento, alguns dos meu desejos são: fazer Comunicação por profissão, História por prazer, Psicologia por interesse puro, concluir meu inglês por simples prazer, ser fera em informática, fazer uma tatuagem, arrumar um emprego, viajar por Minas Gerais inteira, depois sair pelo país afora e finalmente cair fora daqui pra Europa e só depois de muitas viagens retornar ao meu lar. Também quero perder alguns quilos, conhecer pessoas novas, tirar minha carteira de motorista, fazer Teatro por curiosidade, ser voluntária em alguma instituição carente,etc. É, isso é só pra dar uma certa noção à vocês.

Não me falta esperança e muito menos vontade, só me falta uma coisa que resolveria mais que 50% das minhas vontades, um problema quase que universal: DINHEIRO. Então, antes de qualquer outra vontade, eu tenho vontade de ganhar dinheiro. É isso. E não me chamem de capitalista interesseira. Quem é que não apostou na Mega da Virada?

Esperança, meus caros...esperança.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dois diários e uma história

Diário dela

A cada dia que passa eu me pergunto o que é que vim fazer nessa espelunca, e mais, por que raios eu continuo aqui. A pensão de Dona Nena nunca foi nem será a melhor da cidade. Os quartos são pequenos, as paredes estão descascando, quando chove tem goteira e a comida dela deixa muito a desejar. Além do mais, tem o García, ah,o García! Sujeitinho insuportável e implicante.

Aquele homem pensa que é melhor do que todos nós "brasileños" só porque é Espanhol. Grandes coisas, antes tivesse ficado lá, assim não teria o desprazer de conhece-lo. Desde que cheguei aqui há dois anos atrás, percebo a hostilidade que ele reserva apenas para a minha pessoa. Sempre o escuto pelos cantos a reclamar, "Mas esta moça no si porta como una dama, pinta tanto la cara que parece um payaso." Ora,bolas! Gosto de me sentir bonita, que mal há nisso? "Mira el tamaño de lo vestido dela, mi hija no se vestiria assim." Ah, se ele soubesse o quanto este sotaque de novela mexicana me irrita!

Mas hoje esse espanholzinho de merda disse a pior de todas as aneiras sobre mim. Se a minha vontade de esconder que escuto as conversas pelas paredes não fosse maior do que ódio que se apossou de mim, teria voado nele ali mesmo. Tive de recorrer à essas páginas para derramar toda minha raiva, mas por ora estou cansada. Amanhã continuo meu relato.

Diário dele

Já nem consigo me lembrar mais de cuando mi vida era de paz en esta casa. Desde que essa muchacha llego ahi na pensão, mis dias de paz se fueran embora. Ás vezes parece que és de propósito que ella hace las cosas, apenas para provocar el puebre García. Yo he dicho a Dona Nena: "Esta mujer, no és digna de su confiança. Manda ella embora daqui, és joven, esperta e muy guapa, le trará problemas en el futuro."

E hoy, mi aviso se confirmou. Leticia no passou despercebida a mi ojos, yo se que foi ella quem roubou o pequeno baú de Dona Nena. Hable sobre isto con Miguel, pero elle me disse que yo no tengo pruebas contra Leticia. E daí? La unica persona capaz de hacer isto en esta casa, és ella.Falsa e dissimulada. E além do mais, desde que el báu sumiu, ella aparece com ropas nuevas, e siempre sai para festas caras. De onde vem tanto dinero?

Dona Nena está muy preocupada com lo roubo. Ningún de nós sabe lo que há dentro de lo baú. Pero pienso que deve ser algo muy valioso, tamanõ el desespero de Dona Nena. Yo iré descobrir como Leticia roubou e o que ella roubou. Mi aguarde.

CONTINUA...