sábado, 8 de março de 2008

8 de Março (blogagem coletiva)



A intenção era falar da valorização da mulher brasileira, mas pensando bem, mesmo que ainda exista uma parte machista e conservadora no país, as mulheres daqui já conquistaram muito.

Hoje elas podem sair, vestir, falar e pensar o que quiserem, nem sempre serão aceitas pela sociedade, mas a repressão é bem menor do que há décadas atrás. O problema que as mulheres enfrentam aqui, é o mesmo que em todos países: sociedade machista e subjugadora, seja esse pensamento oriundo de religião, criação, etc.
O problema é o mesmo, mas não é expressado de forma igual. Por isso, eu me preocupei mais com mulheres de outros países e não com nós, brasileiras. Se pararmos para analisar, não é muito díficil ver essa grande diferença.

Em mais de 28 páises africanos e os com populações mulçumanas como Egito, Malásia e Sri Lanka, 6.000 mulheres sofrem mutilação genital por dia!!! Tudo isso, para que elas não sintam prazer no ato sexual. A ultrassonografia em Blangadesh, não é utilizada somente para o acompanhamento da gravidez, ao descobrir que é uma menina, muitas mães têm que cometer o aborto porque menino tem mais valor! Na China também, com o controle de natalidade, muitas meninas são mortas quando bebê, pois não são vistas com bons olhos! Já na Ìndia, as mulheres são objetos que devem se manter submissas aos homens e estes podem se desfazer delas quando não quiserem "usá-las" mais. Além de crenças africanas, como a de que um homem com HIV deveria transar com uma virgem para se curar, o que infecta várias mulheres com o sexo sem proteção.

Agora eu pergunto. Depois de tanta luta, podemos dizer que as mulheres conquistaram todos os seus direitos?! Absolutamente não! Nem aqui, muito menos nestes páises citados.
Dia 8 de Março, não deveria ser lembrado para elogiar, dar flores, dizer que somos lindas e isso e aquilo. Mas sim, para lembrar que em pleno séc.XXI, onde dizemos que a sociedade está avançada tecnológica, psicológica e socialmente, ainda há mulheres que não chegaram nem perto de serem vistas como pessoa, que ama, pensa e sofre.


Nesse site estão as listas dos blogs que estão discutindo esse assunto: Pensieri e Parole

10 comentários:

alex disse...

eu tb fiz um post em homenagem a mulher

http://blogdospiratasbr.blogspot.com/

Unknown disse...

Hoje é dia de homenagear a metade mais bela do mundo.

Nesse sentido, postei no meu blog ( http://banquetedosmendigos.blogspot.com/ )
um pequeno vídeo que conta a história das mulheres no século XX, de uma maneira inédita, através dos pequenos acontecimentos que fazem a história se tornar grande.

Desde já um super abraço, e nunca deixe que seu dia se resuma a esta data.

O Amor disse...

Mulheres merecem um mundo mulher, hoje e sempre!

O problema dessas datas específicas é que fica tudo muito restrito e ligado, geralmente, a consumo, fazendo também parecer que, no restante do ano, o tema volte ao esquecimento. Dia da mulher é todo dia, assim como todo dia também é dia do trabalhador, dos país, das mães etc.

As mulheres, em quase todo o mundo, e especialmente no Brasil, ainda vivem em condições de franca desvantagem, subjagadas a um paternalismo injusto e cruel.

Gostei do seu blog. Voltarei para ler mais.

Grande abraço!


André L. Soares
.
.
.

Lica disse...

Amiga,
nos ganhamos muita coisa , mas ha bem mais para conseguir em questão dos direitos femininos , fico feliz , e triste por mulheres do mundo todo não poderem festejar como as brasileiras , q andam ganhando espaço cada dia mais!!!

Afinal todo dia é dia da minha mãe , da minha vo , das mulheres q ltam e não se intregam aos machismos ,
e outras como vc disse dependem da lei do pais , são tartadas pior q animal , uma escravidão

Bjokas
http://deslica.blogspot.com/

Dih Fernandes disse...

Tudo isso é verdade...
Mas no meu ponto de vista
as mulh eres tem papéis muito mais importantes, nao digo em cargos como presidente ou algo assim, mas hj mesmo eu vi no terra que as mulheres tem mais cargos de liderança que os homens, acho que as mulheres vão dominar tudo em bem pouco tempo!

Não fiz um post pra homenagear as mulheres mas publiquei o que o meu time do coração fez em relação a esse dia!!!

Olha la se tiver tempo!!!

http://dihdusbeko.blogspot.com/

Unknown disse...

A mulher sofre muito, como vc narrou, em várias partes do mundo.
Igualdade!

Muito bom seu texto. Tava até querendo escrever a respeito.
rs,

Beijo.

Anônimo disse...

Muito bem colocado ! Excelente participacao a sua.

Estamos discutindo o tema Violencia por tradicao la no Clube do Livro. De uma passadinha por la pois acho que vai ser legal escutar suas ideias.

O livro atual eh o Desonrada que conta a historia de uma paquistanesa que eh estuprada multiplas vezes para limpar a honra de sua familia. Vive em uma regiao aonde a mulher eh tratada como mercadoria de troca e moeda de honra.

Uma beijoca,
Lys

Henrique Monteiro disse...

Nossa, que ótimo o seu texto.
Realmente, será que é um dia para "homenagear" de uma forma que não é tao certa, enquanto milhares de mulheres ainda sofrem?

Parabens realmente pelo texto original, colocando um outro ponto de vista dessa questão.

Se bem que lá em casa os homens é que são submissos. Eu, meu pai e meu irmão temos que obedecer a minha mae sem reclamar. Hahaha.

Beijos, querida.

Scliar disse...

Sempre me horroriza esta questão dos bebes meninas na China, quando fiz a minha dissertação sobre bioetica, é um dos pontos que a gente quetionava. Afinal, um dos grandes problemas com os quais nos defrontamos, é justamente este: como serão utilizadas as biotecnologias? O exemplo da s mulheres na China sempre volta para nos assombrar. Bzus. Boa semana para voce e parabens, pegou um ponto bem diferente!
Ethel SC
PS: Reforçando o convite da Lys: passa la no Clube do Livro, porque a discussao sobre o assunto da violencia contra as mulheres esta super interessante.

Farofa de Glitter disse...

Putz...já cometei pra caramba sobre isso..rsrsrs..mas vamos lá.

1°A mulher não está fazendo por merecer ter um dia só pra ela.
2°Odeio estas datas comemorativas. Tudo coisa pra movimentar o comercio.
3°Homem é muito mais esperto, calmo e amigo do que mulher e não tem dia nenhum.