quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

And so this is Christmas...

And so this is Christmas...



Chegou Dezembro, o mês mais solidário, mais cheio de amor, paz, fraternidade e nhenhe. Bom, é o que dizem os filmes, os programas, as novelas. E em parte é algo que eu até consigo ver no dia-a-dia; quantas pessoas não resolvem ajudar os mais necessitados nessa época? Quantas famílias separadas por km de distância ou até mesmo por intrigas não se unem nesta data? Quantas pessoas enfrentam mais calmas as filas e os tumultos nos shoppings?

Há quem diga que isso não deveria ser somente perto do dia 25, e eu tenho que concordar. Não devemos ajudar, reconciliar e sermos mais benevolentes só porque é assim que manda o "clima natalino". Mas isso já faz parte da cultura cristã e por mais que digam que o seu sentido se perdeu, isso não ira mudar. Há tantas outras datas em que ocorre a mesma deturpação. Pensem no Carnaval. Essa é a época que a maioria das pessoas resolvem ir a farra, beber muito e beijar muitos. Era esse o sentido original também? Não. Vejam a Páscoa. Quem é que se lembra da ressureição de Cristo quando abre aquele ovo de páscoa nº 50?

Considero uma revolta em vão, a de quem detesta o Natal pensando no lado capitalista da coisa. A desigualdade está aí 365 dias do ano, e será que estes mesmos críticos a percebem fora das festas de Dezembro? É por que eu posso ter um Chester na minha mesa e um presente de amigo oculto e outros não, que eu devo odiar a data? É por isso? Se assim for, devo me odiar a cada minuto que possuo algo e outro não. Infelizmente, o Capetalismo precisa de uma sociedade desigual para se sustentar, e é nesse mundo que vivemos.

Não estou aqui pregando "Dane-se quem não tem, eu tenho"; não é isso. Eu simplesmente sei que não está em minhas mãos mudar o mundo e ajudar a todos, por mais que quisesse.

Por isso, eu desejo sim, um Feliz Natal à todas as pessoas, até pra quem eu desconheço. Por que não acho ruim desejar bons votos e querer que todos tenham uma boa noite do dia 24 e um ótimo dia 25, com quem for e da forma que for.

Ademais, não considero pecado e tampouco maldade, eu estar feliz por passar a data com as pessoas mais importantes para mim (família), e poder presenteá-las como uma forma de confraternização. Afinal de contas não é isso que se faz em datas de aniversário? Quando comemoramos o dia em que nascemos? Então, dia 25 é o dia em que Jesus nasceu...

Feliz Natal pra vocês.

Um comentário:

Glayce Santos disse...

Eu gostei muito do post; bem escrito, objetivo... E concordo com muita coisa, mas...

Natal é um saco pra mim...><
É quando a hipocrisia (que já existe de penca) mais se mostra sem máscaras.

beijão... ótimo 2010! LUZ.