domingo, 24 de maio de 2009

O Dia dos Pressionados

O homem passa por diversas provações desde a sua infância. Começamos pelo bom comportamento com os pais, passamos pelas notas na escola, pelos grupos de amigos, enfim, sempre tivemos que provar algo para determinado objetivo, sempre esperando que fossemos aceitos. E a incerteza, a dúvida de tal aprovação é o que sempre nos deixa angustiados e nos motiva a correr atrás de resultados positivos.

E hoje, 24 de Maio é o dia das pessoas que estão passando por uma fase da vida em que angústia, incerteza e pressão fazem parte do cotidiano. Sim, hoje é o nada famoso, Dia do Vestibulando.



Quase ninguém sabe que criaram um dia para se comemorar (comemorar o quê? Ê viva a pressão do vestibular! Uhu!) a vida estressante que nós, vestibulandos temos. E eu fui descobrir apenas hoje, quando me deram os parabéns na sala de aula. Sim, eu tive aula no domingo. Quer melhor maneira de celebrar este dia? E mais, há melhor maneira de ilustrar a rotina de quem sonha em entrar numa boa faculdade ?

Tudo bem que esse é um dia como outro qualquer, nem feriado é. Mas, ao menos mostra que a visão deturpada que muitos têm de quem está por conta de fazer um vestibular no fim do ano, está mudando. Quase sempre somos tachados de "à toa" ou ouvimos a frase: " Vá fazer algo útil de verdade, algo que conste no currículo".

Essa visão vem do fato de existir milhares de candidatos que apenas ocupam cadeiras nos cursinhos pré-vestibulares do país. E esses não merecem os parabéns por este dia. Afinal, não estão se preparando para nada. Irão fazer uma faculdade meia-boca, da mesma forma que fazem um cursinho meia-boca. Sei que há talentos desperdiçados em muitas faculdades não renomadas, mas isso já é outro assunto, esse texto refere-se apenas à etapa de preparação.

O vestibulando de fato, aquele que resolveu dedicar seu tempo aos estudos, deseja entrar numa boa faculdade (quase sempre as Federais) e tira um ano da sua vida apenas pra isso, além de enfrentar a pressão da concorrência, da família, e a dele mesmo, tem de decidir a sua profissão. E nem sempre a decisão é certeza absoluta quando marcamos a opção de curso na inscrição. E aí, somada a incerteza da aprovação, há a dúvida se iremos gostar do curso escolhido e mais, se ao final de tudo, o diploma irá nos render aquilo que procuramos desde o ínicio, um bom emprego.

Só quem já passou por essa fase ou ainda se encontra nela, percebe que não é mais um período qualquer, é praticamente um momento decisivo que requer muito esforço e vontade.
Não darei parabéns aos vestibulandos, por que ainda não há o que comemorar, apenas desejo determinação para chegar ao final do processo. E aí sim, os verdadeiros vestibulandos serão recompensados e merecerão todos os parabéns.

13 comentários:

RJ disse...

e eu procurando onde era os comentários... "ovulos fecundados" foi boa...hehehe

tá aí... eu não sabia que hoje er o nosso dia... ninguem na blogosfera (que eu tenha visto) abordou o tema!

dificil, hein?? mas é a vida dificil mermo!! abraços!

Pedro Pyratero disse...

olha, adorei o seu blog, hoje mesmo fiz um vestibular na federal da PB, zerei quimica, porra, eh foda essas materias, mas eh a vida neh.

http://pedropyratero.blogspot.com/

Evandro disse...

Vestibular... Fase importante, eu já passei por isso e sei como é dificil. Desejo a todos sorte e bons estudos.
Parabens pelo blog!!

---------------
http://jokers.mimhospeda.com/

Bruno Silva disse...

Não faz 3 meses que fui vestibulando... Passei por tudo isso, inclusive as boas aulas de domingo. Há domingos(suspiros). Enfim, fiquei doente duranyte vestibulares, a pressão me abateu... mas passei nas faculdades que prestei,ou seja, tudo com determinação se consegue. Hoje faço jornalismo e direito em faculdades publicas.

Beijos
Obrigado pela visita.
Affs, até que enfim um bom texto pra ler. Gostei daqui viu.

Passa no meu?
www.bsproducao.blogspot.com
Volte lá sempre.

ainda mais estórias disse...

Cursinho foi o paraiso para mim.
Quando passei em biologia, na federal do mato grosso do sul, senti saudades do cursinho.
Hj, cursando jornalismo, me arrependo de ter feito biologia e sentir falta do cursinho.

http://aindamaisestorias.blogspot.com


http://blogcafeexpresso.blogspot.com


http://estoriasmediocres1.blogspot.com

Weslley Talaveira disse...

Eu fiquei por aqui procurando onde comentava... ahusahsa "óvilos fecundados" é bem intressante.

Vida de vestibulando é bem interessante, a gente se mata de estudar pra uma prova, pra depois de começar a estudar descobrir que não era bem o que a gente queria, aí dá-lhe estudar tudo de novo... mas é assim mesmo.

Gostei do teu blog. Qdo puder, dá uma passadinha no meu:
http://weslleytalaveira.blgospot.com

inté

Ronaldo disse...

vestibular, tai uma coisa que poderia ser diferente, afinal voce passou quanto tempo na escola estudando, tendo dias bons e ruins e em um dia alguem quer te julgar....

errado isso, ainda bem que já passei dessa fase

Paloma disse...

Queria de verdade escrever algo decente, mas isso já me deprimiu tanto que quando fui tentar exprimir meu ponto de vista os fantasmas ameaçaram voltar e eu fiquei com cagaço de dormir mal ontem à noite (foi ontem à noite que li) - porque, apesar de já fazer faculdade, eu tenho prova de vestibular daqui um mês, não sei se já te falei. É foda :~
Buuuuut,
Chega de falar de mim. Logo de cara gostei TANTO dessa sua foto, e o globo me lembrou da biblioteca da escola ginasial *_____*
Feliz Dia dos Pressionados - e tudo de melhor nesse "caminho das pedras"... :~

Adriano Leal disse...

Nada mais justo que um dia para os vestibulandos! =P
Passei por essa fase também e não há nada como você ver seu nome lá naquela bendita lista de aprovados, depois de ralar o ano inteiro, ou quem sabe, alguns anos inteiros...
Aaah, e as Universidades Estaduais também são ótimas! Tenho que defender né? Hahahahaha

Entrei esse ano na Unicamp e garanto a todos: O vestibular é a prova mais fáácil que vocês farão na universidade...
Hehehehehehe

Muito bacana o blog e a forma como você escreve, vou deixar aqui nos favoritos.

Abraços,

Adriano Leal
http://titicadegalinha.wordpress.com
=P

Alexandre Silva disse...

Ah loirinha, exagera não...
Óia eu, fiz vestibular 2 vezes pra Comuncação. Em um passei em 1º, em outro em 2º!



Tá bom. Mas, pra qual faculdade msm??

Ah é, então dxa quieto vai...


http://falandoprasparedes.blogspot.com

PCN disse...

Não sabia da existência desse dia. Só quem é vestibulando e rala duro para passar em uma boa faculdade sabe do sofrimento que é essa vida...

Boa sorte moça, e eu ao contrário de você te dou os parabéns (e aos outros vestibulandos, claro), por tanto trabalho duro.

Tenho inveja das pessoas que não ligam para uma aprovação e sim ligam para tentar viver da melhor forma possível...

PS: Meu blog voltou sim, pretendo não largar (tão cedo). Obrigado pelo comentário e obrigado por ainda nos ler (e ter na barra de parceiros)!

Letícia disse...

Olha, primeiramente vestibular é uma coisa que me assusta agora, eu com 15 anos só! Já tentando me achar em alguma área, minha escola ta montando um grupo de estudos que vem desde o primeiro até o terceiro, pretendo participar, chego a ficar nervosa agora de pensar em vestibular...
E realmente, da um desespero pensar a área em que seguir, se gostaremos, se vamos enlouquecer, se vamos amar, se não vamos nos encontrar... acho que vai dar uma sensaçao de vazio se não curtirmos o curso que ralamos pra fazer o vestibular...
Respondendo ao comentário:
"To pagando" e "Não pago nada mesmo" são frases quase que básicas em qualquer escola, particular ou pública, eu que vim de escola pequena tinha um lance que os alunos e os professores tinham uma certa amizade, as aulas rolavam bem melhor assim, agora com professores despreparados que só gritam com alunos desmotivados que foram criados mandando na mae, no pai, no vizinho, na empregada, dá em uma super perda de tempo, dinheiro e conhecimento pela parte do professor...
É isso ^^
Beijos
http://www.papeisriscados.blogspot.com

Paloma disse...

Tentativa de enfim escrever algo decente:

Sabe, a tirar os iluminados que nascem sabendo o que querem e como atingi-lo, o pré-vestibular é de um melodrama ímpar na adolescência.
Maldito impasse entre se fazer o que gosta, o que pode dar certo e o que dá dinheiro. Decidiu? Ótimo, agora se fode muito no caminho. Conseguiu? Se fode mais. Não conseguiu? Se fode por mais um ano. Céus.
Desde o segundo ano, quando os colegas começaram a prestar para "pegar as manhas", eu morria de medo. 2009 tinha cara de que seria a continuação do meu então estado de inércia, se não ganhasse uma bolsa pra cursar Biologia. Ainda assim, deste ano não passa. Já me inscrevi pro vestiba de Letras da estadual daqui do RJ, numa tentativa de conciliar ciência e literatura.

Novamente, toda boa sorte para você neste período conturbado que, espero, termine bem.

Abraços!

P.S.: Tem uma "coisinha" pra você no Pausa. Diz o Marcos que não era possível comentar, mas já corrigi o problema.

Abraço!