sexta-feira, 24 de julho de 2009

DÓI SER BONITA?

ESTE NÃO É UM POST SOBRE DICAS DE BELEZA. HOMENS, LEIAM TRANQUILOS.

Se tem algo que seja universal à todas as culturas do mundo, em se tratando de mulher, isso se chama VAIDADE FEMININA. Por que não há mulher alguma que não queira se sentir bem, olhar no espelho e falar " Tô linda!" (mesmo que isso seja somente a sua verdade) e que não goste de receber elogios sobre o seu visual. Mulheres, não teimem em dizer que o importante é ser legal, nem venham, no fundo vocês querem um pescoço girando quando você passa, um fiufiu e não um "poxa,você é muito divertida e inteligente". Essa frase foi feita pra vir depois, se é que me entendem.

E como se fazer bela? Simples, passando horas e horas dentro de um salão de beleza. Uma hora (se tiver sorte) fazendo a unha, mais uma hora pra escovar os cabelos e mais outra horinha para a depilação. 3 horas no mínimo, isso se você descontar os atrasos, a hidratação, a espera da cera esquentando, enfim, dia da beleza é um dia, em partes, perdido. E eu simplesmente ODEIO ir ao salão. Mas odeio mesmo, me dá preguiça pensar que vou desperdiçar o meu dia nesse lugar, e geralmente isso acontece aos sábados. No entanto, em prol do resultado final, porque este sim me agrada e muito, eu abro mão das horas do dia e claro, abro a carteira também, afinal nada é de graça nesse mundo. E mulheres são caras, caríssimas.

Mas falando do local em si, o salão de beleza. Há salões e salões. Tem os vips, em que você mal entra e eles já pegam a sua bolsa, quase te carregam no colo, lhe oferecem um café, chá, suco, dentre outras coisas e sempre a chamam de Sra, Srta, tudo muito polido. A única parte aterrorizante é a conta final, mas o resultado (quase) sempre vale a pena. E Salão de rico geralmente tem as palavras "coiffeur" ou "estúdio" integrado ao nome, quando não, o nome do dono com aqueles sobrenomes chiquetérrimos.

Já no outro lado da moeda, existem os "Salão Fashion Hair" e "Cleide, cabelelero´s" (sim, com apóstrofo, porque é chique,bem e é lero mesmo) para a alegria das mulheres desafortunadas. Nestes, ninguém pega a sua bolsa, você chega e a joga num canto, a cabeleireira te cumprimenta efusivamente: "Ô Marinete, quanto tempo sua piranha, voltou pra abaixar essa juba,né?!

Porém, todos eles têm uma coisa em comum: a futilidade dos assuntos. Puta merda (perdão pela palavra), mas mulher quando junta, não sai muita coisa boa. Analise comigo, o que nós fazemos nesse ambiente bacana: enquanto esperamos o atendimento, se tiver uma revista para ler, ela nunca vai ser uma Economist ou Bravo!, só haverá Contigo, Tititi e no máximo uma Caras. A capa em si, já cria assunto pra muitos minutos. Falar da vida dos artistas é sempre polêmico. "Menina, Ivete Sangalo tá grávida???", "E nem casou, minha filha". Você desiste de ler e vai ver televisão, dependendo do dia e horário, sua cultura será enriquecida com Balanço Geral, TV Xuxa, Senhora do Destino, TV Fama , A tarde é sua e o polêmico Márcia, esse sim, cria inúmeras discussões. Você cansou da TV, vai prestar atenção nas conversas. O grau de importância é altíssimo, quase sempre o tema central é HOMEM. E mulher não tem escrúpulos pra falar da sua vida sexual, mal sabem os maridos e namorados que todo o seu desempenho está ali, aberto à várias outras mulheres. A última opção, é não fazer nenhuma das três anteriores e ficar quieta na sua, apenas observando. E eu sigo ela direitinho, entro muda e saio calada.


Agora me diga, todo esse sofrimento para ficar bonita pra quem? Para os homens ou para as mulheres?
Sinto muito rapazes, mas mulher se produz pra mulher. Por que o julgamento feminino é muito mais detalhista e cruel do que o masculino. Os homens só olham para o conjunto da obra, e o que eles reparam já está pronto, não precisa ser feito em salões de beleza.
Mas, mesmo com tantos sacríficios, sempre queremos ouvir o que Zeca Baleiro cantou em sua música, Salão de beleza :
Se aquela mulher é vaidosa eu não sei
Eu não sei
Vem você me dizer que vai a um salão de beleza
[...]
Baby você não precisa de um salão de beleza
Há menos beleza num salão de beleza
A sua beleza é bem maior do que qualquer beleza de qualquer salão
Mundo velho e decadente mundo
Ainda não aprendeu a admirar a beleza
A verdadeira beleza
A beleza que põe mesa
E que deita na cama
A beleza de quem come
A beleza de quem ama
A beleza do erro puro do engano da imperfeição

Que desperdicemos tempo, dinheiro e paciência nesse lugar abominável, mas que fiquemos lindas, seja pra quem for, melhor ainda se for pra nós mesmas!



Para que vocês, homens, não digam que isso é frescura de mulher.


Dói, ser feia? Não. Doloroso é ficar bonita. A feiura é natural.

16 comentários:

Unknown disse...

Hahahaha! É mesmo! Também morro de preguiça, aquele bando de secadores fazendo barulho, cheiro de química... mas vale a pena. Ouvir as fofocas faz parte, não tem saída... mas que dá um ar de "nao temos nada pra fazer" ah dá.. rs. Mas o importante é saber que estamos LINDAS SIM. :)

Beijos,
Jé.

# Poetíssima Prida disse...

AMEI isso aqui.
Incrível como você me fez rir muito!
Se tem um lugar bom de fofoca, aí está!
Mas, cá entre nós, que os homens não nos ouçam, nós somos incríveis sim e damos conta de tudo além desse nosso universo SUPER particular!

Abraços,
e obrigada pela visita!
É sempre bem vinda!

Anônimo disse...

Muito legal o post!!!!
Eu também fico quieta quando vou ao salão,mas a minha cabeleleira já me conhece há anos...
E eu prefiro levar o livro que estou lendo no momento, pra evitar ler revista de fofoca velha...

conversas insanas disse...

poutz, mta preguiça mesmoooo de salão suhashusa faço tudo em ksa ouvindo uma musica boa e tal haha, mas papo de salão as vezes eh mto divertido cara, sente e preste atenção nas outras falando oasusahusauhsa

Letícia Pinheiro disse...

Muiiito boom...O pior é que a sua conclusão é verdadeira,nós mulheres nos arrumamos para impressionar as outras mulheres e não aos homens, afinal sempre queremos estar mais bonitas do que as outras mulheres.Muito bom seu blog.
Sucesso
Beijos

Unknown disse...

Sobre seu comentário lá no blog, lembrei de um trecho da Clarice Lispector que talvez justifique esse seu-nosso vício/necessidade por aqui...

"... eu vou me acumulando, me acumulando - até que não caibo em mim e estouro em palavras ..."

Beijos,
Jé. :)

Marcos Pinheiro disse...

"Dói, ser feia? Não. Doloroso é ficar bonita. A feiura é natural."De quem é essa frase final, menina? Sua? É genial! kkkk...

Poxa, fia, salão de beleza é um lugar tema para diversos post. Ah... Eu adoro essa música do Zeca, essa batidinha meio Calypso! [risos]

Natália Coelho disse...

Marcos: Sim, a frase é de minha autoria. hehehe

Paloma disse...

Dói. Cada puxão no couro cabeludo na hora da escova, cada pelinho sendo arrancado pela raiz, cada escapada do alicate de cutícula. Mas o resultado causa uma amnésia eficiente!
A verdade? Se vou uma vez por mês no salão é muito. Por mim faria um "sábado de beleza" sempre - o resultado dá uma empinada no ego e, a foto da postagem mostra, faz MUITA diferença -, mas não tenho saco e, principalmente, coragem de gastar tanto dinheiro, ainda mais o que não é meu, visto que não trabalho.
Conclusão: Toda mulher quer ficar diva, mas sabe que experiência, tanto física quanto financeira, não é das mais favoráveis.
Consequência: Paradoxo, óbvio HAHAHAHA
Mas deixa eu ficar por aqui, que o papo mulherzinha foi latente neste meu comentário!

Me diverti muito lendo e comentando esta postagem. Só mesmo uma mulher pra saber o que a outra passa pra ficar bonita para as outras mulheres. Ai, ai...!

Abraços :)

Alexandre Silva disse...

no fundo vocês querem um pescoço girando quando você passa, um fiufiu e não um "poxa,você é muito divertida e inteligente".
E depois reclamam dos "Ô lá em casa" dos pedreiros... aff. Quer saber se tá bonita ou não? Passa debaixo da marquise! Se nenhum pedreiro nem ao menos te chamar de Princesa pode se jogar da ponte...

E tá bom q vc entra muda e sai calada, hauhauhauaa

Na minha próxima vida eu quero vir homem de novo. Esses detalhes de mulher dão trabalho só de pensar, kkkkkk

Bjo

Glayce Santos disse...

...eu sou muito chata com isso! rs Não tenho paciência para salão de beleza. E qd vou, não dou trela para ninguem, pois detesto os papos furados! rs Mas, claro, é bom se cuidar... Eu me cuido mais em casa!

beijoca

P.S O Alexandre é um mala...hehehe

Alexandre Silva disse...

O Alexandre é um mala...hehehe


Alexandre diz:
eu nem sou ¬¬
Natália Coelho     diz:
é sim
Natália Coelho     diz:
as vzs
Natália Coelho     diz:
e irritante



oO

JOTA ENE ✔ disse...

ºº
Sofrer p'ra bonita ser...

... mas compensa, né?

Bjos___fotografados

Dani disse...

Ola querida, vejo que vc esta sempre acompanhando nosso blog Nada Delicada então vim fazer uma visitinha no seu blog hoje!
respondendo a pergunta do título: Sim, dói ser bonita, é algo que só nós mulheres entendemos!
Mas relacionado ao nosso post la no blog em que vc ate comentou, as vezes o que adianta ser linda se o cerebro é minusculo.
concordo contigo, de que antes um bom papo do que um corpinho belo.
;)
bjooos

Ronaldo disse...

oi amiga

adorei o post.

comento com meus alunos que a beleza tem que vir de dentro, o resto é photoshop, e pedi para irem em salões e questionar o porque dessas revistas de fofoca, um disse "é leitura facil, ta na boca do povo" e um aluno perguntou "mas ninguem lê da gripe suina, da crise mundial" e a mulher "meu bem, isso eles veem no jornal nacional né?"

é a vida, eheheheh

bjs

# Poetíssima Prida disse...

Quero ler mais tuas palavras!
No aguardo!